Biografia




Jaime Federico Said Camil Saldanha da Gama, mais conhecido como Jaime Camil (Cidade do México, 22 de julho de 1973), é um ator, cantor, compositor, apresentador, diretor, produtor e ex-locutor de rádio brasilo-mexicano. Na televisão, é conhecido por interpretar Fernando Mendiola na telenovela La Fea Más Bella, Santiago em Las Tontas No Van al Cielo, os gêmeos Martín Pérez e Gonzalo González em Los Exitosos Pérez, Juan Carlos Caballero e Eva María León em Por Ella... Soy Eva, e Rogelio de la Vega na série americana Jane the Virgin. No cinema, se destacou em diversos filmes, incluindo osdramas Puños Rosas, 7 Días, Zapata: El Sueño del Héroe, Salvando al Soldado Pérez e Chiapas, el Corazón del Café, em que também contribuiu como co-produtor, e as comédias Recién Cazado, Regresa, 200 Cartas e Pulling Strings. Desde 2006, é um dos co-fundadores do Short Shorts Film Festival México, em que premia e exibe curta-metragens mexicanos e de outros países. Como cantor, já lançou três álbuns de estúdio, além de contribuir para trilhas sonoras de filmes e novelas que protagoniza. Como apresentador, conduziu os programas El Show de Jaime Camil, Qué Nochecita con Jaime Camil,Operación Triunfo: México, Aventura por México, El Gran Mexicano e El Gran Show, o Prêmio Juventud em 2005 e 2007, o Prêmio Lo Nuestro em 2011 e o Kids' Choice Awards México em 2012 e 2013. Como diretor, já dirigiu videoclipes de artistas como Noel Schajris e do grupo musical Barston,e como produtor, produziu o álbum de estreia do mesmo grupo. Nos anos de 2006 e 2007, foi incluído na lista "Los 50 Más Bellos" da revista People en Español, além de ter sido nomeado o "Homem Mais Sexy do Mundo" pela mesma revista e eleito na categoria "Homem do Ano" pelo Prêmio ACE em 2007. Em 2012 e 2013, foi eleito "O Ator Mais Sexy do Mundo" pela revista Glam Mag. Camil também é conhecido por frequentemente protagonizar novelas cômicas, a maioria delas produzidas por Rosy Ocampo, e pelo estilo energético de interpretar. Seus personagens são marcados por serem agitados, expressivos, careteiros e gesticuladores, o que acabou se tornando marca registrada do ator. 

Biografia


Camil nasceu em 1973 na Cidade do México. É filho de Jaime Camil Garza, empresário mexicano de descendência egípcia, e de Cecília Saldanha da Gama, ex-cantora e artista plástica brasileira. Quando tinha cinco anos, seus pais se divorciaram e quando completou doze, decidiu viver com seu pai junto a sua nova família que formara com o tempo. A pedido de seu pai, Camil estudou Administração de Empresas na Universidade de Anáhuac e tentou seguir essa carreira, porém, não era o que ele queria fazer para o resto de sua vida. Aos vinte, Camil acabou largando a carreira de administrador e entrou na vida artística, estudando ópera na Itália e atuação em Nova York, Los Angeles e no México.


Carreira


A carreira artística de Camil começou em 1993, quando era locutor de uma rádio mexicana e dois anos depois, estreou na televisão conduzindo os programas El Show de Jaime Camil e Qué Nochecita con Jaime Camil, ambas na emissora mexicana TV Azteca. Em 1997, participa do longa-metragem Delfines, porém por razões desconhecidas, somente é lançado em 2003. Em Junho de 2000, lança seu primeiro álbum de estúdio, Para Estar Contigo, que obteve um relativo sucesso no México, América do Sul e EUA. Em julho, Camil faz por fim a estreia nas telenovelas com Mi Destino Eres Tú na Televisa, em que contracenou com a atriz e cantora Lucero e com o ator Jorge Salinas, interpretando o antagonista Maurício. Pelo seu trabalho na trama, Camil foi indicado ao Prêmio TVyNovelas na categoria "Melhor Revelação Masculina", porém perdeu para o ator Valentino Lanus.

Em 2001 Camil participou de vários episódios da série cômica Diseñador Ambos Sexos, além de contribuir para um álbum em tributo às vítimas dos ataques de 11 de setembro. Em Novembro do mesmo ano, o artista lança seu segundo álbum de estúdio, Una Vez Más. Seus dois singles, "Dime" e "Muriendo Por Tí", alcançaram a 17.ª e a 36.ª posição na Hot Latin Tracks respectivamente, assim como a 18.ª e a 24.ª posição na Latin Pop Airplay. Independente disto, o álbum não obteve divulgação esperada e Camil resolveu dar um tempo na carreira musical e investir somente na atuação. Em 2002, apresentou a edição mexicana do reality show Operación Triunfo. Em 2004, protagonizou a novela Mujer de Madera ao lado de Edith González, Gabriel Soto e Ana Patrícia Rojo, interpretando César Linares, o curta-metragem Mariana Made in Tepito e os filmesPuños Rosas e o bem sucedido Zapata: El Sueño del Héroe, ao lado de Alejandro Fernández e Lucero. Camil também tem sua estreia no teatro com a versão mexicana do musical West Side Story, em que ganhou o Palma de Oro de "Melhor Ator em um Musical". Em 2005, Camil continuou a atuar no teatro com os musicais Los Reyes del Mambo e Latinologues da Broadway. No mesmo ano, participou do longa 7 Días, em que ganhou o Diosa de Plata de "Melhor Ator Coadjuvante" e protagonizou o curta-metragem Volver, Volver.

O ano de 2006 foi bastante significativo na carreira de Camil, pois eis que surge a grande alavanca que tornaria o ator mais conhecido não só no México, como também em outros países, assim como seria considerado posteriormente pelo próprio um divisor de águas em sua carreira. Camil é escolhido pela produtora Rosy Ocampo para protagonizar juntamente com a atriz Angélica Vale uma adaptação da novela colombiana Yo Soy Betty, la Fea, interpretando o empresário Fernando Mendiola. La Fea Más Bella, nome da produção mexicana, durou por volta de um ano e dois meses se encerrando no início de 2007 e obteve grande sucesso no México e posteriormente em diversos países. Seu último capítulo, que teve duração de três horas e sua exibição em pleno domingo, acabou superando a audiência do Academy Awards, que estava sendo transmitido no mesmo horário pela TV Azteca, concorrente da Televisa. No Brasil, a trama teve sua estreia em 20 de março de 2006, quase dois meses após o seu início em seu país de origem e foi transmitida pelo SBT. Pelo seu trabalho na trama, Camil foi indicado ao Prêmio TVyNovelas de "Melhor Ator" e ganhou o Prêmio Bravo pela mesma categoria. Ainda em 2006, o ator também protagonizou o filme I Love Miami.

Em 2007 o ator voltou aos palcos com os musicais Peter Pan e El Diluvio Que Viene, ao lado de María Inés Guerra, em que ganhou o prêmio Águia de Oro de "Melhor Ator de Comédia". Após ter atuado em La Fea Más Bella, Camil passa a ter preferência em fazer somente novelas cômicas e por isso, em 2008 o ator volta a televisão com a novela Las Tontas No Van al Cielo, ao lado de Jacqueline Bracamontes e Valentino Lanus, interpretando o cirurgião plástico Santiago. No Brasil, a trama foi exibida em 2010 no período da tarde, pelo SBT. Ainda em 2008, o ator retorna ao teatro com o musical Aladino: El Musical de los 3 Deseos e protagoniza o filme All Inclusive: Todo Incluido. Em Outubro do mesmo ano, resolve voltar ao ramo da música lançando seu terceiro álbum de estúdio, Vol. 3. No ano seguinte, Camil protagoniza a comédia romântica Recién Cazado, ao lado da atriz venezuelana Gabriela Vergara. No mesmo ano, apresenta ao lado de Javier Poza, a série Aventura por México, e também empresta a voz para a animação El Agente 00-P2. Ainda em 2009, protagoniza a novela Los Exitosos Pérez, remake da trama argentina Los Exitosos Pells. Mesmo tendo sido exibida no México, a trama foi inteiramente rodada na Argentina e contou com a produção da Televisa em parceria com a Endemol. Com Los Exitosos Pérez, Camil provou ser bastante versátil ao interpretar gêmeos de personalidades distintas que foram separados ao nascer: um é jornalista homossexual, arrogante e conceituado, e o outro é ator e professor de teatro endividado e de bom coração. Em 2010, o ator protagoniza a comédia dramática Regresa, ao lado da atriz Blanca Soto. Pelo seu trabalho no longa, Camil ganhou o Prêmio Juventud de "Melhor Ator em um Filme" e o Prêmio People en Español de "Melhor Ator". No mesmo ano, o artista apresenta a série documental El Gran Mexicano exibida pela History Channel, e o programa El Gran Show, exibida pela Univision. Este último, durou somente três meses por ter amargado baixos índices de audiência, se encerrando em Fevereiro de 2011. Após o cancelamento do programa, Camil protagoniza ao lado de Miguel Rodarte e Jesús Ochoa, o longa Salvando al Soldado Pérez.

Em 2012 Jaime Camil voltou a se destacar na televisão, protagonizando a novela cômica Por Ella... Soy Eva, ao lado da atriz e cantora Lucero e dos atores Marcelo Córdoba e Jesús Ochoa. A trama acabou se tornando a segunda mais bem sucedida da carreira do ator, além de ter provado mais uma vez que é versátil pelo fato de ter feito uma mulher. Em Por Ella... Soy Eva, Camil interpreta Juan Carlos Caballero, um executivo bem-sucedido, mulherengo e machista que passa a se disfarçar de mulher: a viúva e feminista Eva. Camil constatou que para fazer a Eva, ele teve aulas com profissionais que treinam as misses mexicanas, além de ter aprendido a fazer vários gestos femininos. No período da novela, o ator declarou que o processo de maquiagem do personagem durava por volta de duas horas e meia, além de ter postado um vídeo em que mostra todo o seu processo de transformação. Camil também gravou toda a trilha sonora da trama, inclusive sua música-tema. O álbum foi lançado em maio de 2012. No Brasil, a trama foi exibida entre dezembro de 2013 e maio de 2014 no período da tarde, também pelo SBT. Pelo seu grande desempenho na novela, Camil foi indicado a vários prêmios, inclusive o Prêmio TVyNovelas, o Prêmio People en Español, o Prêmio Juventud e o Kids' Choice Awards México de "Melhor Ator". No mesmo ano, Camil também protagoniza os longas El Cielo en tu Mirada e Chiapas, el Corazón del Café, em que também colaborou como co-produtor.

Em julho de 2013 Camil estreia na televisão americana fazendo uma participação especial na série Devious Maids, interpretando o marido abusador e violento de uma das protagonistas. Sua participação fez com que a série alcançasse sua então terceira maior audiência. Ainda em 2013, o ator protagoniza os filmes 200 Cartas, em que ganhou o Prêmio ACE na categoria "Melhor Ator Coadjuvante", e Pulling Strings ao lado do ator Omar Chaparro e da atriz americana Laura Ramsey, e o curta-metragem Zero Hour, ao lado da atriz também americana Camilla Belle. Em Novembro, Camil retorna a televisão protagonizando a novela Qué Pobres Tan Ricos, ao lado de Zuria Vega, Mark Tacher, Natasha Dupeyrón, Silvia Pasquel e Ingrid Martz, interpretando o milionário empresário Miguel Ángel. Esta é a quarta novela cômica produzida por Rosy Ocampo que Camil protagoniza, tendo sido La Fea Más Bella a primeira e Las Tontas No Van al Cielo e Por Ella... Soy Eva, a segunda e a terceira respectivamente.

Em fevereiro de 2014, em paralelo às gravações de Qué Pobres Tan Ricos, Camil é escalado para integrar ao elenco da série americana Jane the Virgin, adaptação da novela venezuelana Juana la Virgen de 2002, interpretando o pai da protagonista e também ator de televisão Rogelio de la Vega. As gravações se iniciaram em Março e a série teve sua estreia no dia 13 de outubro pelo canal The CW. Esta é a segunda série americana que Camil participa, e a primeira em que possui um papel de destaque. Em Maio, com o término das gravações de Qué Pobres Tan Ricos e uma breve pausa com Jane the Virgin, Camil tem sua estreia como produtor executivo do primeiro álbum do grupo musical mexicano Barston. Em junho estreia como diretor trabalhando com o videoclipe do primeiro single do grupo Barston intitulado "Perdón", sendo lançado em 31 de julho. Em setembro dirige em Los Angeles o videoclipe da canção "Otra Vez" do cantor Noel Schajris, ex-membro do grupo Sin Bandera, sendo lançado em 28 de Outubro. No mesmo mês, Camil faz uma participação especial no filme americano Elsa & Fred, protagonizado por Shirley MacLaine e Christopher Plummer.


Vida pessoal


Camil já se relacionou com a atriz e cantora mexicana Thalía, com as atrizes mexicanas Adriana Lavat e Ilithya Manzanilla, e com a modelo, atriz e apresentadora brasileira Adriane Galisteu. Atualmente, o ator vive tanto na Cidade do México como em Los Angeles e é casado com a apresentadora, colunista e ex-modelo mexicana Heidi Balvanera desde 2013, com quem tem dois filhos: Elena (nascida em 24 de Outubro de 2011) e Jaime Camil III (nascido em 3 de Outubro de 2014). O casal, que já mantinha um relacionamento desde 2006, enfim oficializou a união no civil em Novembro de 2012 e em Julho de 2013, realizou a cerimônia religiosa. Camil fala fluentemente três línguas além do espanhol: o português, o inglês e o francês.


Filmografia

Televisão
AnoTítuloPersonagemNotas
1995El Show de Jaime CamilEle mesmoVariedades
Apresentador
1996–99Qué Nochecita con Jaime CamilTalk show
Apresentador
2000Mi Destino Eres TúMaurício Rodríguez CalderónTelenovela
Antagonista
90 episódios
Indicado—Prêmio TVyNovelas de Melhor Revelação Masculina
2001Diseñador Ambos SexosFernando HaddadSérie de televisão
Participação especial
7 episódios
2002La Familia P. LucheJaime CamilucheSérie de televisão
Participação especial
Episódio: "El Concurso de Reclamos"
Operación Triunfo: MéxicoEle mesmoReality show
Apresentador
112 episódios
2004–05Mujer de MaderaCésar LinaresTelenovela
Protagonista
166 episódios
2006–07La Fea Más BellaFernando MendiolaTelenovela
Protagonista
300 episódios
Prêmio Bravo de Melhor Ator
Indicado—Prêmio TVyNovelas de Melhor Ator
2007Una Familia de DiezEle mesmoSérie de televisão
Participação especial
2 episódios
2005
2007
Prêmio JuventudEspecial
Apresentador
2008Las Tontas No Van al CieloSantiago López CarmonaTelenovela
Protagonista
140 episódios
Las Mamás Sí Van al CieloEle mesmoEspecial
2006
2008
Prêmio Fox SportsEspecial
Apresentador
2009Aventura por MéxicoSérie de televisão
Co-apresentador
2009–10Los Exitosos PérezMartín Pérez
Gonzalo González
Telenovela
Protagonista
195 episódios
2010El Gran MexicanoEle mesmoSérie documental
Apresentador
2011Prêmio Lo NuestroEspecial
Apresentador
Indicado—Prêmio People en Español de Apresentadores de Evento Especial (com Angélica Vale)
2010–11El Gran ShowGame show
Apresentador
2012Por Ella... Soy EvaJoão Carlos Caballero
Eva María León Jaramillo
Telenovela
Protagonista
166 episódios
Indicado—Kids' Choice Award México de Ator Favorito
Indicado—Prêmio Juventud de Está Ótimo!
Indicado—Prêmio Los Favoritos del Público de Ator Favorito[119]
Indicado—Prêmio Los Favoritos del Público de Beijo Favorito (com Lucero)
Indicado—Prêmio Los Favoritos del Público de Bofetada Favorita (com Lucero)
Indicado—Prêmio Los Favoritos del Público de Casal Favorito (com Lucero)
Indicado—Prêmio People en Español de Casal do Ano (com Lucero)
Indicado—Prêmio People en Español de Melhor Ator
Indicado—Prêmio TVyNovelas de Melhor Ator
2013Devious MaidsOscar ValdézSérie de televisão
Participação especial
Episódio: "Taking Out the Trash"
2012–13Kids' Choice Awards MéxicoEle mesmoEspecial
Apresentador
2013–14Qué Pobres Tan RicosMiguel Ángel Ruizpalacios RomagnoliTelenovela
Protagonista
166 episódios
Indicado—Prêmio People en Español de Galãzaço do Ano
Indicado—Prêmio People en Español de Melhor Química em Cena (com Zuria Vega)
Indicado—Kids' Choice Award México de Ator Favorito
Indicado—Prêmio Juventud de Está Ótimo!
2014–presenteJane the VirginRogelio de la VegaSérie de televisão
Protagonista
Cinema
AnoTítuloPersonagemNotas
2003DelfinesFilmado em 1997
2004Mariana Made in TepitoBoniCurta-metragem
Puños RosasRandy Garza
Zapata: El Sueño del HéroeEufemio ZapataIndicado—MTV Movie Award México de Ator Favorito
2005Volver, VolverJorgeCurta-metragem
7 DíasTony ZamaconaPrêmio Diosa de Plata de Melhor Ator Coadjuvante
Indicado—Prêmio Ariel de Melhor Ator Coadjuvante
Indicado—Prêmio Juventud de Que Atorzaço!
2006I Love MiamiAlberto
Open SeasonElliotVoz (versão em espanhol)
2007Bee MovieBarry
2008Todo IncluidoBaldi
2009El Agente 00-P2Tambo MacawVoz
Recién CazadoSebastian
2010RegresaErnesto del VallePrêmio Juventud de Que Atorzaço!
Prêmio People en Español de Melhor Ator
2011Salvando al Soldado PérezEladio
2012El Cielo en tu MiradaMateo Robles
Chiapas, el Corazón del CaféGeronimoCo-produtor
2013Zero HourLorenzoCurta-metragem
200 CartasJuanPrêmio ACE de Melhor Ator Coadjuvante
Pulling StringsAlejandroIndicado—Prêmio Juventud de Que Atorzaço!
2014Elsa & FredGarçom #1Participação especial
2015Las Árboles Mueren de PiéDiretorEm produção
ClipeadoDante
Maurice, Modisto de SeñorasMaurice
Teatro
AnoTítuloPersonagemNotas
2004Amor Sin BarrerasBernardoPrêmio Palma de Oro de Melhor Ator em um Musical
2005Los Reyes del MamboNestor Castillo
Latinologues
2007Peter Pan: El MusicalCapitão Gancho
El Diluvio Que VienePadre SilvestrePrêmio Águia de Oro de Melhor Ator de Comédia
2008Aladino: El Musical de los 3 DeseosGênio

Discografia 

Álbuns de estúdio

  • Para Estar Contigo (2000)
  • Una Vez Más (2001)
  • Vol. 3 (2008)

Trilhas sonoras
  • "La Tierra de mi Pueblo", Zapata: El Sueño del Héroe, 2004.
  • "Tu Belleza es un Misterio" com Angélica ValeLa Fea Más Bella: Soundtrack de la Telenovela, 2006.
  • Por Ella... Soy Eva (2012)

Outros prêmios e indicações

AnoPrêmioCategoriaResultadoTrabalho
2001Prêmio TVyNovelasMelhor Revelação MasculinaIndicadoMi destino eres tú
2005Prêmios ArielMelhor Ator SecundárioIndicado7 Dias
2005MTV Movie Awards MexicoAtor FavoritoIndicadoZapata: El sueño del héroe
2005Diosa de PlataMelhor Ator SecundárioVenceu7 Dias
2007Prêmios BravoMelhor Ator ProtagonistaVenceuLa fea más bella
2007Prêmio TVyNovelasMelhor Ator ProtagonistaIndicadoLa fea más bella
2007Prêmio ACEHomem do AnoVenceu
2012Prêmio People en EspañolFoto do Ano (com sua filha Elena)Indicado
Rei do TwitterIndicado
2012Prêmio TVyNovelasMelhor Ator ProtagonistaIndicado
2015Critics' Choice Television AwardMelhor Ator Secundário em Série de ComédiaIndicadoJane The Virgin
2015EWwy AwardMelhor Ator Secundário em Série de ComédiaPendenteJane The Virgin


11 comentários:

  1. To apaixonada por ele *-* srsr

    ResponderExcluir
  2. ele é brasileiro? não sabia que bom, amei (*-*)

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaime não sei se vc vai ler este comentario, conheci seu trabalho esse ano e amei, gostei muito de a bella mais feia, parabéns pelo seu anivérsario Deus abençoe sua linda familia.

    ResponderExcluir
  4. Que DEUS abençoe sempre você Jaime e sua família também,você está de PARABÉNS.
    Amo demais os seus trabalhos...virei fã número 1, só posso lhe desejar muito sucesso... bjus de uma fã que te admira muito te amo .

    ResponderExcluir
  5. Te amo muito Jaime, virei uma grande fã sua. Adoro seus trabalhos. Você é maravilhoso.
    Não sei se você vai ver este comentário, mas saiba que te amo. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Alguém pode me dizer qual horário ele nasceu, o Jaime? Pra eu tirar a dúvida de qual signo ele é, se é Câncer ou Leão.
    Ele nasceu no dia de transição do signo de Câncer pra Leão, queria tirar essa dúvida...

    ResponderExcluir

Séries

Novelas

Filmes